terça-feira, 19 de maio de 2009

O pequeno nimguem no pais da soneca...


Em dezembro começou o meu interesse por historias em quadrinhos antigas .....passei a procurar por elas como louca ....
Mais uma me chamou a atenção como numca antes ....

Little Nemo in Slumberland ( 1905 - 1934 )

Com sua tematica onirica surreal e seu estilo de desenho em art deco;Seu Criador Winsor McCay conseguil transceder os padroes estabelecidos levando o quadrino ao estatos de arte.


* historia *

Nemo (que significa "ninguém" em latim)ao dormir e chamado para Slumberland pelo rei Morpheus para ser amigo de sua filha, a princesa Camille.
Mas ate chegar em Slumberland Nemo passa por varias sintuaçoes onde ele pode se machucar gravemente ou ate morrer... e para piorar a sintuação ainda tem o Flip que tem um chapeu onde esta escrito : ´´acorde`` .... A menor olhadela para o chapéu de Flip era suficiente para mandar Nemo de volta para a terra dos vivos.Embora a princípio fosse um inimigo, Flip acabou por tornar-se um dos herois costumeiros.Os outros incluem Dr. Pill , Imp , Pricesa Camille e rei Morpheus.

Na epoca a tira não era grande susseso. As pessoas preferiam quadrinhos mais comedia como Buster Bronw , do que as aventuras surrealistas do jovem Nemo. Mas no final do sec.20 e começo do sec. 21 o quadrinho recebeu melhor reconhecimento. E hoje em dia o episodio Night of the Living Houses foi a primeira história em quadrinhos a ser incorporada à coleção do Louvre.

E As tiras, bem como a maior parte das outras obras de McCay, caíram em domínio público em 1 de janeiro de 2005, 70 após a morte de McCay.


A um bom tempo eu venho procurando para ler em alguma outra lingua que não seja em ingles (que eu tenho horror ), mas e muito dificil achar mesmo em ingles .... em outras linguas eu so achei em italiano na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; e para vender na internet em espanhol...mas custa por volta de 200 euros (vindo da Espanha ). Infelizmente nao nado em dinheiro. T_T

Em ingles : http://www.comicstriplibrary.org/search.php?search=little+nemo


Se entusiASMOU PARA PROCURA ...BOA SORTE ^-^

5 comentários:

  1. Bom, já que eu entendo de artes como vc entende de futebol é melhor eu não escrever muito para não falar bobagens. Mas tô aqui pra dizer que gostei bastante do post! Boa sorte com o blog! :)

    ResponderExcluir
  2. XDDD ta legal o post mas o q seria susseso XDDD zoa

    ResponderExcluir
  3. Manooo!!!!

    Essa menina é viciada em little nemo .. tipo ela ate achou o livro so que ta em inglês !!! xD

    so que ela odeia inglês rsrsr
    eu ri XD

    ResponderExcluir
  4. Achei legal esse seu novo interesse, os desenhos e animações mais antigos são os melhores mesmo...
    Beijosssssssssss, tia Marta

    ResponderExcluir